domingo, 2 de agosto de 2009

Saudades...

Saudade, um sentimento tipicamente português... Um dia destes, a Sónia perguntou-me porquê, porque é que as saudades eram um sentimento tipicamente português? Os outros países também não possuiriam saudade?
Olhei para ela e pensei numa boa razão para tal, sempre dissera isto porque fora o que sempre ouvira, mas agora que pensava no porquê, não encontrava uma resposta minimamente válida.
Subitamente veio-me à cabeça o género musical, exclusivamente cantado em português: O Fado. Mas também não me parecia uma resposta viável…
Foi então que o meu cérebro se iluminou e respondi: “Talvez a saudade seja um sentimento tipicamente português, porque somos um povo que tem saudades do passado, do que o país foi, que tem saudades da grandiosidade que o país era.”
Foi a melhor resposta que encontrei, talvez porque procurei no meu lado mais patriótico, ou talvez… porque tenho imaginação a mais.
Saudades, todos temos: de alguém, de algo ou de um momento, todos os dias lidamos com situações que nos fazem lembrar algo e que despertam este sentimento. E o que fazemos para que este desapareça? Ele não desaparece, apenas se esconde no nosso subconsciente, afogado em sensações e sentimentos que sentimos para nos distrairmos e esquercemos as saudades. E a saudade aguarda, paciente, para que à mais pequena recordação no encha de uma melancolia mórbida e de saudades de tempo idos.
As saudades são importantes, fazem-nos lembrar do nosso passado, do que fazíamos, do que éramos, das loucuras que fizemos, dos erros que cometemos e das pessoas que conhecemos. Mas não vivemos só de recordações, e devemos ter a cabeça assente no Presente e preparada para o Futuro.
“ (…) A felicidade não se pode alimentar apenas das recordações do passado, necessita também dos sonhos do futuro.” – Jorge Amado (O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá).

1 comentário:

  1. oi tixa, e o masaki(nrpg) li o teu forum e gosto muito da profundidade da tua escrita, estou a espera de mais ^^

    tens um ponto de vista muito detalhado sobre coisas do dia-a-dia e acho isso muito interessante, tens jeito pra blog

    força nisso!

    ResponderEliminar